quinta-feira, abril 07, 2011

Pão de Cebola



.
1 envelope de fermento biológico – seco instantâneo – Fleischmann (10g) ou 50 g de fermento fresco, comprado em padaria, também da Fleischmann.
2 xícaras (chá) de leite morno
2 cubinhos de caldo de galinha
2 colheres (sopa) de açúcar
1 ½ xícara (chá) de óleo
3 ovos
1 cebola grande
1 colher (sobremesa) de sal
1 kg de farinha de trigo


1) Ponha a farinha de trigo numa bacia, acrescente o fermento e o açúcar. Mexa bem e reserve.

Quando uso o fermento fresco coloco primeiro ele na bacia, depois o açúcar, um pouco do líquido batido (veja item 2)) e um pouco de farinha de trigo, mexo bem, misturando e dissolvendo bem o fermento fresco, depois acrescento o restante do líquido e em seguida a farinha.

2) Bata no liquidificador a cebola, os tabletes de caldo de galinha, o óleo, o leite, os ovos e o sal. Bata bem, vire sobre a mistura de farinha e mexa bem, com uma colher grande, envolvendo o líquido ao trigo, dê uma boa sovada com as mãos, se precisar acrescente mais farinha (eu precisei acrescentar um pouco de farinha), se ficar seco vá pingando leite até chegar ao ponto: massa homogênea, macia e soltando das mãos.

3) Sove por uns 5 minutos, cubra a massa e ponha para crescer por 30 minutos.
Depois de crescida, dê mais uma sovada e faça os pãezinhos, ponha numa assadeira untada, deixe novamente crescer (faça o teste da bolinha: ponha uma bolinha de massa num copo de água, quando a bolinha subir estará no ponto para assar).

4) Depois de crescidos, passe gema (pode por um pouco de azeite junto com a gema) por cima dos pãezinhos e ponha para assar. Asse até ficarem dourados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário